FIAT

FIAT
"Movidos pela Paixão"


Indústria          Automobilística
Slogan              Movidos pela Paixão
Fundação         11 de Julho de 1899
Tipo                 Capital aberto
Sede                ITÁLIA - Turim
Fundador           Giovanni Agnelli
Produtos            Automóveis
Empregados     223.000 funcionários
Página Oficial     www.fiat.com
Página Wiki       Wikipedia.org/wiki/Fiat(pt) 
                       Wikipedia.org/wiki/Fiat(en)


            A Fabrica Italiana Automobili Torino (FIAT) é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Turim, norte da Itália.

              Fazem parte do Grupo FIAT, as marcas automotivas FIAT, FerrariAlfa Romeo, Maserati, ChryslerJeep, Dodge, Lancia, AutobianchiInnocenti, Abarth, OM, Iveco, CNHNew Holland, Flexy-Coils, FIAT-Hitachi, Case, FIAT-Allis. É proprietária da Juventus FC, time mais popular da Itália.

               FIAT é um acrônimo de Fabrica Italiana Automobili Torino ("Fábrica Italiana Automobilística de Turim" em português), mas também pode significar "faça-se" em Latim. Fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de Julho de 1899. Seu neto, Gianni Agnelli, chefiou a FIAT de 1966 até sua morte em Janeiro de 2003, quando foi sucedido por seu irmão Umberto Agnelli. Depois da morte de Umberto, em 2004, Luca Cordero di Montezemolo foi nomeado presidente da empresa, porém o herdeiro de Agnelli, John Elkann, tornou-se vice-presidente, com 28 anos. Outros membros da família Agnelli continuam na direção.

             As atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveis e de veículos industriais e agrícolas. Na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas, e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos. Com o tempo, diversificou suas atividades, e hoje o grupo atua em vários setores industriais e financeiros. O centro de suas atividades industriais está na Itália, porém atua através de subsidiárias em 61 países, com 1063 unidades que empregam 223.000 pessoas, 111 mil das quais fora da Itália.

Veículos Fabricados pela FIAT

FIAT - 0001
FIAT - (1976-1986) - Fiat 147


Nenhum comentário:

Postar um comentário