1 de setembro de 2012

FIAT - (1976-1986) - Fiat 147 L


AUTOMÓVEIS - 000.012
FIAT - 0003
FIAT - (1976-1986) - Fiat 147 L

Construtor           Fiat
País de Origem     BRASIL
Classe                 Compacto monovolume
Produção             1976-1986
Tipo de Carroçaria Hatchback
Total Produzido     ?
Layout                      ?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Motor - 1050, 1300
Caixa de Velocidades - 4 e 5 marchas
Distância entre eixos (mm) ?
Comprimento (mm) 3627
Largura (mm) 1545 
Altura (mm) 1359
Peso bruto (kg) 796; 810
Tanque 53lts

Histórico:
     O Fiat 147 foi um modelo de automóvel produzido pela Fiat do Brasil entre 1976 e 1986 baseado no 127 italiano.

História:
            Primeiro carro produzido pela Fiat do Brasil que abria sua fábrica em Betim (MG), o 147 trazia novo conceito em tecnologia, aproveitamento de espaço e em tempos de crise do petróleo atendia um mercado que exigia um carro econômico, e para provar esse aspecto num de seus comerciais de lançamento, a Fiat exibiu um 147 L atravessando a ponte Rio-Niterói (14 km) com apenas 1 L de gasolina. Foi oferecido primeiramente na versão L e GL de motor 1050 e 55cv, posteriormente ganhou versões mais requintadas com motor 1300 61cv; A GlS e o esportivo "Rallye", houve também uma série especial chamada "TOP". Em seus quinze anos de produção o Fiat 147 passou por duas atualizações, sem grandes mudanças na carroceria. Na primeira reestilização ganhou uma frente mais baixa com faróis e grade inclinados, no estilo que a marca chamou "Europa" em 1980 e, mais tarde, em 1983, a segunda que foi chamada Spazio, incorporando para-choques de plástico envolventes no estilo alusivo a modelos contemporâneos da marca como o Fiat Ritmo e o lançamento do ano seguinte Fiat Uno. O Spazio foi oferecido nas versões CLCLS e o esportivo TR substituindo o "147 Rallye", tinha câmbio opcional de 5 marchas.

FIAT - (1976-1986) - Fiat 147 L
                O modelo L, poderia vir equipado com alguns opcionais que não dispunham no modelo Standart, como: bancos reclináveis, desembaçador traseiro (primeiro veículo brasileiro com este equipamento), acendedor de cigarros, ventilador, dentre outros.

FIAT - 1977 - Fiat- 147 L
                A FIAT AUTOMÓVEIS S.A., foi inaugurada em 09 de julho de 1976, tendo vindo para o Brasil para produzir o pequeno 147, um modelo que seria derivado do italiano 127, lançado em 1971 e que tornara-se grande sucesso em seu país de origem. O Brasil era considerado um grande mercado consumidor, e, que necessitava de um carro para as massas que pudesse concorrer com o VW Sedan (Fusca) que era o líder de mercado ano após ano e sem qualquer concorrência.
                O evento do lançamento foi tão importante que contou com as presenças do principal executivo do conglomerado FIAT à época, Giovanni Agnelli, além, é claro, do então presidente do Brasil, Ernesto Geisel. Para a apresentação do 147 à imprensa a fábrica escolheu o percurso entre Belo Horizonte e Ouro Preto, ida e volta, uma boa maneira de marcar sua naturalidade . 
           A fábrica instalou-se no município de Betim, região metropolitana da capital, tendo sacudido o mercado, pois escolhera localização diversa do principal parque automobilístico nacional, o estado de São Paulo, também rejeitou instalar-se no Rio de Janeiro, apesar de possuir 43% do capital da empresa FNM(Fábrica Nacional de Motores) que produzia aqui sob licença, o Alfa Romeo 2300, porém a unidade era muito obsoleta e a produção considerada acanhada para as pretensão da companhia. 
            O nosso 147 foi testado, segundo a fábrica, por mais de um milhão de quilômetros para pôr em prova a estrutura, o desempenho, o consumo, a robustez da suspensão e a tração dianteira. Debutou no Salão do Automóvel de 1976, sendo que ao lado de fora do Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a fábrica construiu um circuito de cerca de 300 metros de extensão onde um funcionário levava os curiosos e interessados no modelo para dar uma volta, um dos primeiros "Test Drive`s" oferecidos. O 147 L era valente e esperto, muito ágil no trânsito caótico das grandes cidades, apesar de seu aspecto de fragilidade, ficou conhecido pelo som emitido pelo escapamento, alto e estridente.

Galeria de Fotos
FIAT - (1976-1986) - Fiat 147 L


















AUTOMÓVEIS
Jisohde G. Posser
120901

Nenhum comentário:

Postar um comentário